Idebenona

Esse sim é um assunto típico para todas as estações, pois pra quem sofre desse mal sabe muito bem que uma primavera não é o suficiente pra acabar com as manchas de pele, em compensação se a gente for pensar quantas primaveras foram necessárias para adquirir a tal mancha vamos perceber que não demora tanto assim para tratá-la.

No momento não vamos falar de manchas porque é um assunto que precisa de mais espaço vamos deixar pra uma outra oportunidade. Vamos falar de uma forma de tratar as manchas da pele através de um despigmentante com uma abordagem muito interessante de eficiência e mecanismo de ação comprovado, a Idebenona, que há mais de 20 anos é utilizada devido à sua propriedade antioxidante e recentemente, tem sido usada com sucesso por seu efeito despigmentante.

A Idebenona, [2,3-dimetoxi-5-metil-6-(10-hydroxydecyl) -1,4-benzoquinona], em estudo realizado comprovou que ela inibe a peroxidação lipídica, evento bioquímico resultante da ação dos radicais livres e, grande responsável pelo estresse oxidativo podendo levar a morte celular, foi também observado um efeito inibitório da cAMP-fosfodiesterase, enzima que degrada AMP cíclico, esta enzima participa de um processo muito indesejado que é a formação de gordura, deixando claro, que estamos falando de uma forma bem resumida

Idebenona, a parte ativa de sua molécula é bastante similar a Coenzima Q-10 e a hidroquinona como mostra a figura abaixo:

fonte: Literatura Galena

A Idebenona é capaz de inibir a síntese de melanina, processo natural da pele que pode resultar na hipercromia, as tão indesejadas manchas.  Sua capacidade de inibir a síntese de melanina é da mesma forma que a hidroquinona, porém de uma maneira não muito agressiva e mais segura. A hidroquinona pode causar irritações, trazendo desconforto pra quem usa e, além disso, não se pode fazer o uso prolongado (máximo 3meses), pois pode causar manchas brancas que, em muitos casos, são irreversíveis.

Hoje temos, à disposição no mercado, a IDB-Light® que é um agente despigmentante lipossomado, isso significa dizer, uma substância envolvida num sistema que vai sendo liberado de forma gradativa, facilitando a penetração na pele promovendo a eficácia e o mais importante, com segurança e suavidade. Testes in vitro e in vivo foram realizados para provar sua eficaz ação despigmentante.angelina_jolie

IDB-Light® é um cosmecêutico composto pela idebenona veiculada em Lipossomas PML formando um Delivery System que através dessa nanotecnologia inibe a síntese de melanina e apresenta um perfil de tolerância muito superior e não citotóxica. Podemos dizer então que temos dois tratamentos distintos num único ativo, um despigmentante que não sensibiliza a pele a ponto evitar ardência e vermelhidão, somado a um antioxidante ideal para tratamento antiaging.

IDB-Light® inibe a síntese de melanina, um pigmento endógeno absorvedor de radiação UV. Por isso, é obrigatório o uso concomitante de filtro solar UVA/UVB fotoestável durante o dia. No caso de sensibilização por idebenona, IDB-Light® deve ser descontinuada.

Fontes: – Cosmiatria Galena – www.ncbi.nlm.nih.gov – Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 37, n. 3  set./dez., 2001

Anúncios

35 thoughts on “Idebenona

  1. Pingback: Idebenona « Cientifique

  2. Gostaria de saber se a Idebenono pode ser usada para manipular junto com o filtro solar.
    Obrigado
    Att,
    Fabiane Halfen

    • Olá Fabiane, você pode usar a Idebenona lipossomada manipulada junto com filtro solar desde que você considere duas coisas muito importante:
      1. aplicar a Idebenona duas vezes ao dia, uma vez de manhã e outra a noite;
      2. aplicar um outro filtro a cada 2 horas por dia; é muito importante aplicar o filtro solar várias vezes ao dia quando se está fazendo tratamento com despigmentantes.
      Agora se você quer saber o que eu faria…Bom!!! manipularia a Idebenona separada do filtro por um motivo simples, o filtro tem ação na superfície da pele, já que ele tem que evitar a penetração dos raios, e a Idebenona o que se quer é que ela penetre um pouquinho pra poder agir nas manchas… entre outros motivos também acredito que é o mais adequado. Grata pelo seu comentário e espero ter respondido a sua dúvida.

      Beijos

      Silvana

    • Olá Aparecida na literatura científica não informa a partir de qual idade pode ser usada a Idebenona Light Lipossomada, então consultei a empresa que distribui essa matéria prima no Brasil e em resposta me informaram que os testes de segurança e eficácia de IDB-Light foram realizados em mulheres e homens com idades entre 18 a 55 anos. Espero ter tirado a sua dúvida.
      Beijos,

      Silvana

  3. Olá Aparecida, gostaria de perguntar qual a % ideal de idebenona e se é mais eficaz acrescentar Vitamina C na fórmula.

    Obrigada

    Pamela

    • Olá Pamela a porcentagem ideal de uso da Idebenona é 10%. Quanto a possibilidade de acrescentar a Vitamina C gostaria de lhe dar uma dica, a Vitamina C reage muito fácil com o oxigênio do ar e acaba perdendo parte do seu efeito de ação, pra se ter um bom resultado com a Vitamina C você deve usá-la numa forma protegida como a Vitamina C Nanosferizada ou como a VC-PMG (a porcentagem varia de 1% a 3%).

      Um Grande Abraço

      Silvana

  4. Olá, gostaria de saber se a idebenona pode causar manchas brancas na pele e se devo aplicar apenas nas manchas ou no rosto todo.

    Muito Obrigada!

    • Olá Fernanda a IDB-Light® por ser uma forma da Idebenona Lipossomada é mais segura e não oferece perigo de causar as tais manchas brancas, pois é liberada na célula da pele gradativamente. Você deve aplicar o creme com IDB-Light® no rosto todo e não somente nas manchas devido a sua ação de inibir a tirosinase, processo de formação de novas manchas.

      Um grande abraço,
      Silvana

  5. Olá,
    Por favor, gostaria de confirmar se posso usar;
    pulpactyl……..4%
    idebenona…….10%
    peptiline ultra.10%
    Essa fórmula pode ser associada com esses três componentes e tb pode ser usada durante o dia e à noite?

    Abraços/Rose

    • Olá Rose, você pode sim usar essa combinação de ativos na mesma formulação; também pode usar de dia e à noite sem problemas, lembrando sempre de usar o filtro solar durante o dia. Gostei da sua formulação ficou bem direcionada pra rugas dinâmicas por conta do Peptiline Ultra. O Pulpactyl aumenta a densidade do tecido adiposo que diminui com o passar do tempo causando sulcos, rugas e linhas de expressão. Você pode também associar o Raffermine (2 até 5%) se quiser melhorar a firmeza facial.

      Obrigada por sua participação no blog,

      Um Grande Abraço
      Silvana

  6. boa noite gostaria de saber aonde encontrar este produto Idebenona,pois tenho melasma nas maçãs do rosto e os médicos dermatologistas aqui em Curitiba me receitaram HIDROPEEK. e CLARISKIN.ñ clareou nada .Meu filho vai se casar no mês de maio ,gostaria muito de estar lindissima para este momento único pois, sempre que tenho uma festa parair uso muita maquiagem fica muito FEICK.Me ajudem indicando um dermatologista aqui ou aonde comprar este medicamento .Ficarei muito feliz se me ajudarem a ter o rosto sem essas manchas. Aqui em Curitiba ñ encontro cremes para despigmentar Help!!!Obrigada.Diva.

    • Cara Diva você tem uma grande batalha pela frente, pois melasma realmente não é fácil de tratar, mas com cuidados especiais você pode conseguir um bom resultado. Primeiro, se você utiliza hormônios o ideal seria suspender o uso. Segundo, você não pode se expor em hipótese alguma aos raios UV, então minha cara, nesse verão use um bloqueador solar, não apenas filtro, tem que ser um bloqueador físico e químico, se estiver muito sol use um chapéu. Evitando o surgimento de novas manchas e cuidando para que as existentes não escureça mais você pode fazer o uso noturno de uma fórmula contendo despigmentantes e ativos que inibem a formação de novas manchas, ou seja tratar o mal pela raiz. Ideal seria você procurar um Dermatologista, mas como você não conhece, sugiro que você procure uma farmácia de manipulação de sua confiança em Curitiba, fale com o Farmacêutico e peça para manipular um creme contendo, Idb Light, Ácido Kójico e Arbutin para você usar à noite. Não se esqueça, é muito importe você usar o bloqueador solar durante o dia. Um abraço e desejo que você se sinta linda nesse grande dia.

      Silvana

  7. Boa noite Silvana,
    Muito obrigada, por ter me respondido aprovando a fórmula que solicitei, e, ainda acrescebtou o Raffermine que tb já conheço. Silvana, te confesso que tenho verdadeiro pavor de ficar velha enrugada como aquele tecido”ana-ruga”..rsrsr
    Já tenho quase 59 anos, mas cuido mto da pele, de forma q não apresento toda essa idade…nunca fiz plástica e ne tenho poder aquisitivo p isso….só mesmo correndo aos cremes de última geração.

    Um forte abraço.
    Rose

    • Querida Rose,
      Continue assim você está no caminho certo, e pode ter certeza que a própria indústria cosmética tem investido milhões na tecnologia de ativos na busca de resultados mais eficazes contra as rugas de uma forma mais segura e não invasivo evitando as cirurgias que podem causar muitos problemas. A prova que dá certo é o resultado que você tem obtido. Parabéns!! vale a pena se cuidar e investir no seu bem estar.

      Um grande abraço
      Silvana

  8. Olá Silvana!

    Me tornei sua fã de primeira, cá estou novamente te pedindo conselhos. Como de costume estou sempre pesquisando tudo que há de mais avançado no mercado dermocosmetico.
    Gostaria que me informasse sobre o PHYCOJUVENINE a 5%…ele reduz mesmo o envelhecimento na pele e dá mais firmeza que o Raffermine? Se positivo, pode ser associado ao Peptiline Ultra+Idebenona+Pulpactyl?
    Desde já te agradeço imensamente e fico no aguardo.

    Um forte abraço
    Rose

    • Olá Rose,

      Fico honrada pelo seu comentário, ainda mais vindo de uma pessoa como você que está super atualizada e antenada com o que tem de realmente mais avançado no mercado dermocosmético. Você está correta no que diz respeito ao Phycojuvenine, ele é um rejuvenecedor inovador, sua ação é direta no ponto: ele protege o DNA da mitocôndria (organela responsável pela respiração celular), aumenta o número de células jovens do tecido entre outras ações importantes enfim é um excelente anti-idade, mas em relação ao Raffermine é um mecanismo diferente, pois entre uma das ações do Raffermine no tecido é o de protege a elastina da degradação e estimula a capacidade contrátil do fibroblasto, o que confere ao Raffermine um efeito lifting imediato. Voltando a sua pergunta, você pode usar a combinação citada acima, você vai ter um ótimo resultado. Obrigada pela sua participação que é muito importante para esse blog.

      Um grande abraço
      Silvana

  9. Oi querida Silvana!

    Obrigada!!!!Obrigada!!! Com suas dicas, com certeza serei uma velhinha bem esticadinha….jamais franzidinha!

    Um forte abraço.
    Rose

  10. Olá Silvana encontrei este site e adorei as dicas, tenho algumas manchas no rosto e manipulei uma formula com idebenona 5% arbutin 2% belides 2% e lactokine 2 % tenho duvidas se posso usar durante o dia ,tambem uso maquiagem o que as vezes torna dificil o uso de varias aplicações de filtro solar gostaria de uma dica . Agradeço e um desejo muito sucesso com o blog.

  11. Olá, querida Cristina.

    Ficou muito interessante essa combinação que você fez, principalmente pelo fato de você associar o Lactokine, que vai te dar mais segurança evitando a sensibilização da pele. Referente a sua dúvida, não haveria problemas de você usar essa fórmula durante o dia se você fosse criteriosa no uso de um protetor solar FPS 30 tendo o cuidado de ir aplicando-o a cada 2 horas. Visto que você tem dificuldades em se adaptar com o uso contínuo do protetor acho melhor você usar essa formulação somente à noite.
    Se o seu desejo é potencializar a ação do seu tratamento noturno, tenho uma dica que vai te dar um resultado muito melhor, a Vitamina C tópica, estarei postando um artigo sobre a Vitamina C muito interessante, logo você vai poder ver. A Vitamina C combina muito bem com tratamento de clareamento de manchas e pode ser usada com segurança durante o dia.
    Minha cara, dê uma atenção especial para o uso de protetor solar, pois é um recurso fundamental para quem tem problemas de manchas e inclusive nos ajuda a protelar o envelhecimento. Quem sabe se você procurar usar um protetor solar que tenha toque seco. Uma outra opção, como você usa maquiagem, seria o pó compacto ou panqueique com FPS 30 que vai te dar a proteção diária que você precisa. Espero ter ajudado. Muito obrigada pela sua participação e pelo carinho. Desejo sucesso para ti também.

  12. Obrigado Silvana pela atenção em me responder ,fiquei satisfeita em saber que a associação na qual fiz é boa ,tenho muitas alergia a alguns acidos por isso pesquisei muito e achei o lacktokine uma otima opção , vou aguardar o seu post sobre a vitamina c topica em relação a minha maquiagem nelas todas contem fps entre 15 e 30 sempre procuro observar isto na hora da escolha destes produtos pois aqui onde trabalho passo o dia todo dentro do escritorio quase não tenho contato com o sol ,mas li algumas materias que diz que a propria luz de certos tipos de lampadas ate mesmo computadores tem ação da radiação ultravioleta e tambem causa o envelhecimento ,manchas entre outros… na pele. Obrigado pela dica e muito sucesso , você esta nos ajudando muito , abraços.

  13. Oi! Adorei este site! Bem, tenho 37 anos e venho lutando contra melasmas há uns 5 anos, e já tentei de tudo um pouco, fiz peelings de cristal, de melanesse, laser de co2, cremes à base de vários despigmentantes (odiei a hidroquinona, apesar de sua eficácia, me deu alergia e piorou minhas manchas). Bem, como não desisto nunca (e agora tenho mais paciência em esperar os resultados, e sei que é uma luta constante acabar com manchas no rosto, pois tenho pele sensível – sou branca, filha de branco com negra), estou usando uma fórmula que gostei muito dos resultados: biowhite 5%, sepiwhite 2%, algowhite 2% e sérum. Usei um frasco apenas, e ao solicitar outro na farmácia de manipulação, creio que ocorreu um engano da farmacêutica e ela trocou minha fórmula por outra: melawhite 5%, sepiwhite 2% idebenona 5% e sérum de pemulem. Estou pensando em usar esta fórmula para experimentar, pois já li que a idebenona, além de despigmentante, é um excelente antioxidante e anti-rugas. O que acha? Posso experimentá-la? Obrigada!

    • Silvana, desculpe-me, mas errei a porcentagem da fórmula acima. O correto é: algowhite 5%, biowhite 4%, sepiwhite 2% e sérum qsp. Gostei dessa formulação, mas qual é a melhor para tratar melasmas? Essa ou esta: melawhite 5%, sepiwhite 2% idebenona 5% e sérum de pemulem. Desde já agradeço! bjux

  14. Ah! Esqueci de mencionar que uso filtro solar 70, com antioxidante, da Minesol (maravilhoso, sem óleo), o dia todo! Aff! fiquei com traumas, se deixar uso até pra dormir! hi, hi, hi! Até minhas maquiagens são com filtro solar: base, pó compacto, baton). Adoroooo!
    De manhã lavo bem o rosto com um sabonete líquido neutro Fisiogel (muito bom, retira até a maquiagem, sem ressecar a pele); espero secar; passo thalaspheres de vitamina C, espero secar; passo filtro solar; depois pó compacto (descobri um muito bom da Maybelline, com filtro 30), depois blush com filtro 15. Sei que é uma rotina cansativa, mas já incorporei ao meu cotidiano e já faz parte de minha vida, e minha pele está ficando muito bonita, como era antes das manchas: branquinha, sedosa (pois ela é normal), viçosa (o bom que, ao menos, não tenho nenhuma ruga)! Vale a pena investir! Se vc tem uma pele boa e dentes bonitos, seu rosto todo se ilumina! Abraços a todas que gostam de cuidar da aparência! Bjux

  15. Olá Lucelia,

    Em primeiro lugar fico feliz em saber que você conseguiu criar uma rotina diária de cuidados com a sua pele, lembrando que previnir é bem mais fácil do que tratar. Quanto a formulação que você disse usar é muito interessante, pois ela não só vai ajudar a amenizar as manchas que apresentam externas como também as que você ainda não conhece, pois estão internas. Sobre a substituição do Algowhite pela Idebenona não é ruím, o fato é que o Algowhite é um despigmentante e também é um peeling enzimático, é um benefício, mas ao meu ver não é um mecanismo que se deve usar por longos períodos, pois o peeling enzimático age semelhante ao abacaxi amolecendo a carne, é tão forte que se ficar muito tempo a carne literalmente derrete. Desta forma o Algowhite, por ser um peeling enzimático, vai causar um afinamento na pele e em longo prazo pode estar deixando a sua pele mais sensível ao ponto de desenvolver couperose, que são vasinhos finos avermelhados. Parabéns por sua atitude de se cuidar, continue assim, tenho certeza que logo você vai conseguir obter melhores resultados e sempre que desejar venha nos contar os seus resultados. Espero ter atendido a sua dúvida.

    Um grande beijo

  16. ola sou marcia ,gostaria de saber se posso usar essa formula idebenoma5%arbuten2%belides2% elactokine2% tomo perlutan e me manchou o rosto tipo aquelas manchas de gravidez posso usar essa formula,desde ja agradeço

    • Ola cara Márcia,

      Pode usar sem reservas essa formulação. O Arbutin age semelhante a Idebenona, a Belides (extrato de margarida) age em todos os estágios das manchas e para evitar uma possível irritação o Lactokine um antiinflamatório que reduz a irritação. Uma combinação bem interessante para associar com a Idebenona considerando que são substâncias compatíveis, com mecanismo de ação próprio para tratar as manchas, inclusive no tratamento de cloasma causado por uso de hormônio. Vale lembrar a importância do uso de protetor solar que além de prevenir também vai evitar o escurecimento das manchas existentes. Obrigada por sua participação.

      Um grande abraço

  17. Pingback: Idebenona « Cientifique

  18. eu actualmente estou usando um creme de rosto que uso de noite contendo 10 por cento de dmae,10 por cento de ester de vitamina c e 5 por cento de acido alfalipoico.como é um manipulado de farmacia,tenho de o conservar no frigorifico.o que eu desejava saber era se a vitamina c e o acido alfalipoico podessem ser substituidos unicamente por udebenona(que me disseram ser mais eficaz que aqueles 2 juntos).assim sendo ,ficaria um creme com 10 por cento de dmae e 10 de udebenona.alem disso desejava tambem saber se poderia utilizar esse crema tambem pela manha antes de colocar o protector solar no rosto.obrigado

    • Cara Marisa,
      Você pode utilizar a IDB-Light® (Idebenona Lipossomada) associada com o DMAE durante o dia desde que você utilize o protetor solar, cuidando para reaplicá-lo a cada 2horas evitando o risco de hiperpigmentação da pele. Minha sugestão é que você mantenha o Ácido Alfa Lipóico nessa nova formulação devido a sua ação antiinflamatória e protetora da radiação ultravioleta. Verifique com o farmacêutico que irá fazer essa fórmula a possibilidade de colocar um conservante, pois não é recomendável deixar o DMAE no refrigerador. Quanto a Vitamina C peço que você dê uma olhada no último artigo postado, ela é excelente e fundamental para nossa pele. A melhor opção que você encontra em farmácia é a Talasferas de Vitamina C, pois o Ester de Vitamina C tem uma permeação substancial e por isso não é a escolha ideal. Espero ter tirado a sua dúvida e coloco-me a disposição no que precisar e se desejar você pode me enviar um email para silvana@silvanaoliveira.com.br. Agradeço por sua participação.
      Um grande abraço

  19. OLA GOSTARIA DE SABER SE POSSO MANIPULAR
    ÁCIDO KOJICO 2% ÁCIDO GLICÓLICO 6% IDEBENONA 10% PARA CLARIAR MINHAS MANCHAS DE ACNES POIS TENHO A PELE MORENA ESCURA

Comentários encerrados.